No dia 28 de outubro de 2014, a Fundação CDL Pró-Criança inaugurou a 5ª brinquedoteca do Programa Brincadeira é Coisa Séria, que irá beneficiar 15 crianças residentes na instituição de acolhimento Casa Esperança Francisca Paula de Jesus, localizada no bairro Nova Esperança. A solenidade de inauguração foi realizada das 9h às 11h30.
Na ocasião, a Fundação CDL Pró-Criança prestou uma homenagem a Sebastião Mauro Figueiredo Silva, cujo nome foi dado à brinquedoteca. Sebastião Mauro foi um dos fundadores contribuintes do braço social da CDL/BH e, desde 1999, era membro do Conselho Fiscal e Consultivo da instituição. No Movimento Lojista, ele atuou por mais de 30 anos. Sua constante atuação no setor comercial e, principalmente, no âmbito social será sempre lembrada e aplaudida por todos.

Estiveram presentes na inauguração: o presidente da Fundação CDL, Vilson Mayrink; o diretor institucional da Fundação CDL, Moacir Muzzi; a vice-presidente do CDL Jovem, Emely Gaspar (representando o presidente, Lucas Pitta); os membros do CDL Jovem, Gabriela Peixoto e Renato Reis; a supervisora de marketing da Faculdade Pitágoas, Andrea Lima, e a assessora de imprensa da Faculdade, Ana Guerra; e familiares do Sr. Sebastião.

O primogênito da família, Roberto Neves Silva, agradece a homenagem feita ao seu pai. “Nós, da família, achamos fantástica a iniciativa da Fundação CDL. Conseguimos ver nos olhinhos das crianças a alegrias delas ao entrar na nova brinquedoteca. E saber que esse espaço, que proporciona felicidade e aprendizado para crianças, carrega o nome do nosso pai, é muito bom. Foi uma homenagem muito bonita. Todos nós da família ficamos muito felizes e tenho certeza de que meu pai também está”, diz ele.

O colaborador da CDL/BH, Jacquison Vieira, que trabalhou como voluntário no dia da ação, comenta que “é muito gratificante fazer parte da equipe de voluntários, pois temos a oportunidade de participar de um momento que traz felicidade para essas crianças que tanto necessitam. Mais do que as doações materiais, o mais importante é a doação do nosso tempo, do nosso carinho, é disso que elas mais precisam. Foi um dia muito especial para mim”, ressalta.

Solidariedade

A nova brinquedoteca tornou-se realidade graças à contribuição de mais de 600 pessoas que participaram da Corrida na Ativa, realizada em 2013. Toda a verba arrecadada com as inscrições para o evento foi destinada à montagem dos espaços em instituições que atendem crianças em situação de vulnerabilidade social. O projeto também conta com apoio de comerciantes e voluntários, que doam brinquedos, livros e outros materiais. A supervisora de marketing da Faculdade Pitágoras, Andrea Lima, conta que, para ela, foi um privilégio participar da inauguração da brinquedoteca. “Foi muito bom testemunhar a concretização dessa ação. Conseguimos ver o retorno do investimento feito na Corrida Na Ativa, ver que as promessas estão sendo cumpridas com exatidão. Muito obrigada pelo convite”.

Lar Esperança Francisca Paula de Jesus

A Casa Lar Esperança Francisca Paula de Jesus atende crianças com idades entre 7 e 12 anos, de ambos os sexos. Residem na instituição 15 crianças em situação de medida sócio-protetiva, ou seja, que foram retiradas do convívio familiar por determinação do Conselho Tutelar ou Juizado da Infância e Juventude e encaminhadas para a instituição de acolhimento. A Casa-Lar, fundada em 2006, visa adaptar as crianças à sociedade, sem distinção de cor, raça ou religião, procurando promover assistência moral e material a todos que a ela recorram. A instituição proporciona às crianças acolhidas desenvolvimento humano, convivência comunitária e proteção social.

No local, a antiga biblioteca era apenas uma sala sem graça e pouco frequentada pelas crianças. Mas, agora, o espaço ganhou cores, novos livros e brinquedos, se tornando mais atrativo para elas. A brinquedoteca conta com um “cantinho da leitura” composto por uma grande variedade de livros específicos para a faixa etária dos residentes na instituição, além de tatames coloridos e pufes que visam deixar as crianças mais confortáveis nos momentos de leitura. Além disso, há inúmeros brinquedos para os mais diferentes gostos, desde os mais modernos até os antigos, como aqueles de montar.

A brincadeira é um momento essencial para o desenvolvimento cognitivo da criança, uma vez que estimula a capacidade de concentração, possibilita o aprimoramento da linguagem oral e gestual, além de estimular a socialização e convívio entre os pequenos. O presidente da Fundação CDL, Vilson Mayrink, destaca a importância do Programa Brincadeira É Coisa Séria. “A brinquedoteca vai contribuir muito para a vida dessas crianças, proporcionando-lhes acesso ao lazer, educação, socialização, etc.”.

A coordenadora do Lar Esperança, Josiane Martins Soares Lamounier, concorda com a opinião de Mayrink. “A brinquedoteca foi realmente um ganho para as crianças, pois, se dependesse da nossa condição, nunca conseguiríamos construir um espaço como esse. Nesse local, que agora ficou mais aconchegante e lúdico, poderemos realizar diversas atividades, como contação de histórias, momentos de estudos, jogos educativos, e etc., o que nos ajudará a estimular o desenvolvimento do gosto pela leitura”, ressalta.

Programa Brincadeira é Coisa Séria

O Programa Brincadeira é Coisa Séria tem como objetivo montar brinquedotecas em instituições de acolhimento, creches e hospitais na região da Grande Belo Horizonte. O programa é uma parceria de sucesso entre a Fundação CDL, a CDL/BH e a CDL Jovem e já beneficiou 320 crianças com a construção de cinco brinquedotecas. Três delas foram montadas com verba proveniente da Corrida na Ativa, realizada em junho de 2013, com mais de 600 participantes. O valor arrecadado com as inscrições ainda será usado para a construção de mais uma brinquedoteca.

Confira todas as fotos:

Last modified on Segunda, 21 Agosto 2017

Conduzir uma empresa não é uma tarefa fácil, são ...