Aproximadamente 50 crianças atendidas pelo Projeto Bica foram beneficiadas pela inauguração da 4ª brinquedoteca do Programa Brincadeira é Coisa Séria, denominada “Padre Júlio Maria De Lobaerde”. A solenidade de inauguração foi realizada no dia 19 de maio de 2014, das 13h às 16h30.
O Projeto Bica, desenvolvido pela Gráfica e Editora Social O Lutador, atende crianças e adolescentes, com idades entre 6 e 14 anos, moradores do entorno de onde está localizado (bairro Júlio Maria), que é uma região de grande vulnerabilidade social em Belo Horizonte. O BICA é um espaço de resgate da cidadania, através de atividades sócio-lúdico-educativas com reforço escolar, alimentação, práticas esportivas, artísticas e culturais.

Estiveram presentes na inauguração: o presidente da Fundação CDL, Vilson Mayrink; o vice-presidente da Fundação CDL, Leonardo Braga; o vice-presidente da CDL-BH, Armando Santos Guimarães (representando o presidente Bruno Falci); o presidente do CDL Jovem, Lucas Pitta; o representante da CDL e do Divicred, José Ângelo de Souza; o diretor-secretário da Gráfica O Lutador, Denilson Mariano da Silva; a coordenadora do Projeto Bica, Tatiana Santana; o gerente institucional da Fundação, Paulo Costa; e o gerente administrativo-financeiro da Fundação, Rodrigo Martins.

O espaço de 30 metros quadrados, usado como sala de reuniões do Projeto Bica, foi transformado em brinquedoteca, um espaço de convivência e estímulo à educação. Nela, as crianças terão um lugar dedicado à leitura, onde serão disponibilizadas cem obras literárias. Cerca de 250 brinquedos e 20 CDs e DVDs compõe um espaço multimídia, que tem como ideal estimular o desenvolvimento motor infantil. A brinquedoteca foi construída com o dinheiro arrecadado na 1ª edição da Corrida Na Ativa.

O presidente da Fundação CDL, Vilson Mayrink, destaca a importância do Programa Brincadeira É Coisa Séria: “essas ações do Programa são fundamentais porque, embora não possamos ajudar o mundo inteiro, pelo menos podemos ajudar as comunidades mais próximas de nós. Estamos falando ali de 50 crianças e adolescentes, é um universo pequeno diante do todo, mas são essas pequenas iniciativas que fazem a diferença, não preocupando com a quantidade de pessoas ajudadas, mas sim om a qualidade dessa ajuda. Nesse momento, a brinquedoteca vai contribuir muito para a vida dessas crianças, proporcionando-lhes acesso ao lazer, educação, socialização, etc. E, futuramente, as atividades desenvolvidas e aprendizados adquiridos poderão abrir para elas uma série de oportunidades”.

O vice-presidente da CDL/BH e membro do Conselho Deliberativo da Fundação, Armando Santos, comenta que ficou bastante impressionado com a montagem da brinquedoteca. “Tenho certeza de que será um marco na vida delas, elas vão se lembrar por muito tempo dessa festa de hoje e desse espaço construído no Projeto Bica”.

Para a coordenadora do Projeto Bica, Tatiana Santana, “a felicidade de inaugurar a Brinquedoteca Padre Júlio Maria é indescritível. Imaginar as infinitas possibilidades, as inúmeras viagens e descobertas em cada livro, filme ou brinquedo. Isso nos dá uma grande alegria e estímulo para continuar nosso trabalho aqui no Bica”.

O presidente do CDL Jovem, Lucas Pitta, concorda com a coordenadora e conta que ficou muito satisfeito em conhecer o Projeto Bica. “O trabalho desenvolvido pela editora social O Lutador é fundamental e o trabalho da Fundação CDL, do CDL Jovem e da CDL/BH vem complementar esse trabalho e lhe dar mais perenidade. A Fundação tem um papel essencial na renovação desses espaços, trazendo mais alegria e esperança para essas crianças, o que necessariamente refletirá em suas casas e na comunidade em que vivem”.

O diretor-secretário da Gráfica O Lutador, Denilson Mariano da Silva, ressalta que “a importância dessa brinquedoteca vem fortalecer o trabalho realizado com essas crianças em situação de vulnerabilidade social. Esse acontecimento é uma mostra do que podemos fazer em um âmbito maior, da sociedade, na medida em que se somam as forças sociais, a gente consegue melhorar a qualidade de vida e construir um futuro melhor. Isso faz jus ao lema: ‘brincar é coisa séria’.”

A adolescente Vanessa Oliveira, atendida pelo Projeto Bica, conta que ficou muito feliz com a brinquedoteca. “Queria agradecer, em nome de todos do Bica, à Fundação CDL por essa doação que vocês fizeram. São muitos brinquedos e livros, tudo novinho. E o espaço novo ficou lindo. Muito obrigada por tudo”, finaliza.

Brincadeira é Coisa Séria - O programa Brincadeira é Coisa Séria, criado em 2011, é fruto da parceria entre Fundação CDL Pró-Criança e CDL Jovem. O objetivo é construir brinquedotecas em instituições de acolhimento (espaços que acolhem crianças e adolescentes abandonados e/ou em situação de violação de direitos, retirados da convivência familiar por recomendação do Juizado da Infância e da Juventude ou pelos Conselhos Tutelares), Organizações Não-Governamentais (ONG’s), creches e hospitais.

Confira mais fotos do evento: https://www.facebook.com/album
Last modified on Segunda, 21 Agosto 2017

Conduzir uma empresa não é uma tarefa fácil, são ...