Administração e Diretoria

Gestão

Administração e Diretoria Atual

A Administração da Fundação CDL-BH, além do corpo técnico para funcionamento pleno, é composta por órgãos de fiscalização que se desmembraram em Conselho Curador, Diretoria Executiva e Conselho Fiscal. Estes órgãos são responsáveis acompanhar e desenvolver a integridade, transparência e desenvolvimento da entidade.

• Examinar e aprovar, em reunião conjunta com a Diretoria Executiva, alterações no Estatuto da FUNDAÇÃO CDL-BH. Tais propostas de alteração estatutárias não poderão contrariar ou desvirtuar os objetivos e finalidades da FUNDAÇÃO CDL-BH.
  • Examinar e aprovar, por proposta da Diretoria Executiva, a previsão orçamentária anual da FUNDAÇÃO CDL-BH, com a discriminação das receitas e despesas.
  • Deliberar anualmente sobre as demonstrações financeiras, a prestação de contas da Diretoria Executiva e os relatórios anuais das atividades e da situação econômico-financeira da FUNDAÇÃO CDL-BH, após aprovação pelo Conselho Fiscal.
  • Decidir sobre a mudança de endereço da sede da FUNDAÇÃO CDL-BH.
  • Deliberar por proposta apresentada pela Diretoria Executiva sobre a conveniência de venda, alienação a qualquer título, arrendamento, doação, oneração ou gravame de bens imóveis da FUNDAÇÃO CDL-BH, e submeter, em caso de aprovação, ao Ministério Público.
  • Decidir sobre matérias ou casos omissos, no interesse da FUNDAÇÃO CDL-BH e na consecução de seus objetivos, não previstos neste Estatuto.
  • Emitir parecer sobre o Planejamento Estratégico da FUNDAÇÃO CDL-BH.
  • Deliberar, em reunião conjunta com a Diretoria Executiva, sobre a incorporação, fusão, cisão, transformação ou extinção da FUNDAÇÃO CDL-BH, submetendo posteriormente ao Ministério Público, para aprovação.
  • Deliberar sobre quaisquer assuntos de interesse da FUNDAÇÃO CDL-BH que lhe forem submetidos.
  • Referendar a indicação do Diretor Administrativo Financeiro e do Diretor Institucional da FUNDAÇÃO CDL-BH, efetuada pelo Presidente da Diretoria Executiva.
  • Aprovar o Regimento Interno da FUNDAÇÃO CDL-BH e suas alterações, após a submissão deste pela Diretoria, observada a legislação vigente.
  • Convocar, quando necessário, reuniões do Conselho Fiscal e Diretoria Executiva, por escrito, com a pauta do dia, a qual será entregue ou enviada aos seus integrantes, com antecedência mínima de 05 (cinco) dias úteis da data de suas realizações.
  • Indicar 03 (três) integrantes efetivos e 01 (um) suplente para compor o Conselho Fiscal da FUNDAÇÃO CDL-BH
  • Cumprir e fazer cumprir as decisões do Conselho Deliberativo;
  • Elaborar os programas e projetos relativos às atividades da Fundação, a previsão orçamentária, as demonstração financeiras, a prestação de contas e os relatórios circunstanciados das atividades e da situação econômico-financeira da Fundação a serem submetidos ao conselho Deliberativo;
  • Celebrar os contratos, acordos e convênios de interesse da Fundação, conforme dispuser o Regimento Interno;
  • Empenhar-se na geração de recursos para custeio dos programas da Fundação CDL-BH;
  • Zelar pelo patrimônio da Fundação CDL-BH;
  • Adquirir bens, contratar serviços de terceiros, admitir e demitir empregados e realizar outros atos imprescindíveis à manutenção das atividades da Fundação, cujos valores máximos de aquisição constarão do Regime Interno e serão fixados pelo conselho superior da CDL/BH;
  • Fazer publicar, quando necessário, as demonstrações financeiras, devendo constar a indicação de sua aprovação pelo Ministério Público, ou a ressalva de que pendem de aprovação.
  • Fiscalizar os atos dos administradores da Fundação e verificar o cumprimento de seus deveres legais e estatutários.
  • Opinar sobre o relatório anual circunstanciado, pertinente às atividades da Fundação, sua situação econômica, financeira e contábil, fazendo constar do parecer as informações complementares que julgar necessárias ou úteis à decisão do Conselho Deliberativo.
  • Opinar sobre a previsão orçamentária da Fundação e ainda, sobre os programas ou projetos relativos às atividades da Entidade, sob os aspectos da viabilidade econômico-financeira.
  • Examinar e emitir parecer sobre as demonstrações financeiras da Fundação e sobre os demais dados concernentes à prestação de contas perante o Ministério Público.
  • Solicitar ao auditor externo da Fundação a apuração de fatos específicos ou esclarecimentos e informações para melhor desempenho de suas atribuições.

Diretoria Executiva

Vilson Mayrink

Presidente da Fundação CDL-BH

Raquel Ferreira

Diretora Institucional

Adriano Boscatte

Diretor Adm.Financeiro

Palavra do presidente

“É com imensa alegria que recebo a nomeação do Presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas – CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva, para ser novamente o Presidente da Fundação CDL-BH (triênio 2021-2023).

Participo há anos das ações desenvolvidas pela CDL-BH. Atualmente sou coordenador de Negócios PET na CDL/BH e já passei pela cadeira vice-presidência de assuntos econômicos da entidade, fui presidente do CDL/BH Jovem (2009-2010) e Presidente do Conselho Fiscal da Fundação (2010-2012).

O Terceiro Setor cresce a cada dia no Brasil e pede cada vez mais profissionalização das entidades (qualificação do quadro de funcionários, busca por novas tecnologias, etc.) para que mais pessoas sejam beneficiadas e diminua a desigualdade social no nosso país.

A Fundação CDL-BH é uma entidade do terceiro setor que busca insistentemente a eficiência em todos seus processos para que seus projetos sociais consigam atingir seus objetivos e principalmente, promovam o impacto positivo na comunidade.

Conto com o apoio da diretoria executiva da Fundação formada por Adriano Boscatte e Moacir Muzzi, dos nossos fiéis parceiros e dos colaboradores da entidade, para que juntos possamos beneficiar cada vez mais pessoas com o nosso trabalho.

Acredito que essa união todos os desafios serão superados, novos projetos serão criados, chegaremos a lugares que realmente precisam do nosso trabalho e continuaremos a atingir o nosso principal objetivo: mudar vidas.”

Ex-presidentes

Galeria de Ex-Presidentes