Nos dias 15 e 16 de janeiro, 264 aprendizes do Programa Educação e Trabalho (PET) participaram de visita guiada ao Memorial Minas Gerais Vale, integrante do Circuito Praça da Liberdade.
O museu apresenta grande potencial educativo, abordando diversos temas contemporâneos, populares e folclóricos de forma interativa, lúdica e dinâmica. A visita proporciona aos aprendizes a noção do que é patrimônio histórico e cultural, além de ampliar seus conhecimentos e horizontes sobre a história do estado em que vivem. A visita foi mediada pelos educadores do Memorial, em parceria com os educadores da Fundação CDL Pró-Criança.

Caracterizado como um museu de experiência, o Memorial, mostra, de forma interativa, a história e as tradições mineiras. Cenários reais e virtuais se misturam para criar experiências e sensações que levam os visitantes do século XVIII ao século XXI. O museu busca colocar em contato direto presente e passado promovendo, assim, outras formas de aproximação do público com as questões que perpassam as diferentes épocas.

O Memorial é dividido em três pavimentos e não há uma sequência determinada para percorrer os espaços. O visitante tem total liberdade para fazer o seu próprio roteiro. Nas 31 salas que compõem o local, a tecnologia é usada em conjunto com objetos e cenários tradicionais para criar um espaço rico e futurista.

• No primeiro pavimento, as mais variadas mídias se reúnem para mostrar a vida e a obra de artistas símbolos de Minas Gerais. Nesse piso, se encontram também os espaços de convivência: Café do Memorial, que inclui mostra de cachaças, moda e exposições fotográficas, Cyber Lounge, Espaço Ler e Ver e Midiateca.
  • No segundo pavimento, as heranças históricas conduzem o visitante a uma viagem pelos elementos que constituem a identidade mineira: as cidades mineiras, a vida dos mineiros no passado, sua formação, suas famílias e os homens públicos do Estado.
  • O terceiro andar do Memorial Minas Gerais Vale apresenta espaços de visitação, galerias para exposições temporárias de novos talentos de Minas Gerais, um auditório para eventos culturais e educativos diversos como espetáculos, cinema, palestras e apresentações musicais, dentre outros. Neste piso se encontra ainda o Corredor das Artes com registros de grandes artistas mineiros das artes plásticas e espaços culturais do Estado.