No dia 14 de janeiro, cerca de 36 aprendizes tiveram a oportunidade de participar da palestra ministrada pelo presidente da CDL Jovem Nacional e vice presidente de Micro e Pequena Empresa da CDL/BH, Lucas Pitta. O palestrante falou sobre empreendedorismo e economia financeira.
Durante a palestra, Lucas contou um pouco sobre sua trajetória profissional, explicou aos jovens o conceito de empreendedorismo, que é a capacidade de as pessoas mapearem oportunidades e aproveitá-las para desenvolver algo novo ou simplesmente uma solução para um problema. Além disso, ele falou sobre as principais características de um empreendedor, como, por exemplo: a constante busca de oportunidades, iniciativa, persistência, independência, autoconfiança, comprometimento, estabelecimento de metas, planejamento e monitoramento sistemáticos, a habilidade de correr riscos calculados e de criar uma rede de contatos, entre outras.

Lucas destacou, ainda, que ser um empreendedor não tem relação com algum traço genético, pois são pouquíssimas as pessoas que têm a sorte de nascer com ele. Porém, ele ressalta que o meio ambiente pode, sim, influenciar positivamente no desenvolvimento desse traço de empreendedorismo, pois, caso a pessoa já tenha empreendedores na família, é mais fácil de o jovem despertar para o empreendedorismo e conseguir desenvolver essa característica. Essa é uma habilidade que pode ser desenvolvida ao longo da vida e, sem dúvida, adquirir essa capacidade requer alguns sacrifícios, como a persistência em seguir em frente mesmo diante de obstáculos. Ele ressaltou, também, a importância de as pessoas sempre encontrarem sentido naquilo que realizam, tendo, dessa forma, um propósito para suas vidas, e, principalmente, de terem bem estabelecida e consolidada sua plataforma de valores pessoais, pois isso simplifica os momentos de tomada de decisão e, com esses valores claros, os jovens podem deixar de se vincular a pessoas que tenham valores muito divergentes dos deles.

Por fim, ele falou ainda sobre economia financeira e as tendências do mercado, destacando a importância de organização financeira na vida das pessoas, pois equilíbrio das finanças é crucial para o futuro de cada um deles, já que uma vida financeira bem controlada é fundamental para os jovens poderem conquistar os seus objetivos. Ele explicou que a forma como uma pessoa lida com o dinheiro é o que determina se no final do mês ele vai sobrar ou faltar e, para isso, é essencial saber diferenciar os gastos importantes dos supérfluos. Algumas dicas para os jovens começarem a se organizar financeiramente são: deixar as desculpas de lado; ter um planejamento financeiro; buscar ter sempre o nome limpo e manter a confiabilidade em seu nome; fazer uma reserva de emergência e aprender a guardar e a investir seu dinheiro, mesmo que seja apenas um pouquinho a cada mês. Durante toda a palestra, os jovens puderam participar com perguntas, tornando esse momento descontraído e de muito aprendizado.