Texto e fotos: Felipe Marques

Do dia 9 a 12 de dezembro, a Fundação CDL Pró-Criança promoveu a capacitação de 16 jovens da cidade de Nova Lima/MG, por meio da realização das Oficinas Introdutórias ao Mercado de Trabalho, em parceria com a Prefeitura da cidade. A ação, além de compor uma etapa do processo seletivo para as vagas de jovens aprendizes para o Programa Educação e Trabalho (PET), possibilita um treinamento com conteúdos relevantes para o desenvolvimento profissional.
As Oficinas fizeram alusão a três datas importantes no mês de dezembro, são elas:

• 1/12 – Dia Mundial de Combate à AIDS;
• 3/12 – Dia Internacional das Pessoas com Deficiência;
• 21/12 – Solstício de Verão.

O desafio dos jovens participantes foi idealizar uma empresa, destacando suas principais características de funcionamento e divulgação, além de propor ações sociais que tivessem os temas das datas escolhidas neste momento natalino. Assim, toda a turma se mobilizou para dar vida à “Academia do Café: uma lanchonete bastante aconchegante". Entre as ações temáticas, destacaram-se a realização de encontros para conscientização, a arrecadação de capital para aquisição de recursos que facilitam a acessibilidade, e promoções de alimentação mais leve e saudável.

As Oficinas se concretizaram graças às articulações entre o setor de Recursos Humanos da Fundação CDL Pró-Criança e o setor de Treinamentos da Prefeitura de Nova Lima.