No dia 30 de novembro, a Fundação CDL Pró-Criança apoiou o 1° Mutirão do Diabetes, promovido pelo Centro Oftalmológico, das 8:00 às 12:00 horas, no quarteirão da Rua dos Goitacazes, em frente ao número 1777, no Barro Preto, em Belo Horizonte/MG. A ação foi totalmente gratuita e teve como objetivo prestar atendimento oftalmológico e conscientizar a população sobre os riscos, prevenção, diagnósticos e tratamentos do Diabetes.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, existem atualmente, no Brasil, mais de 13 milhões de pessoas vivendo com a doença, o que representa 7% da população nacional. O Diabetes é uma doença, muitas vezes, silenciosa, causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo. O diabetes pode causar o aumento da glicemia e as altas taxas podem levar a problemas no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e nos nervos. E, além de todas as complicações que o Diabetes pode ocasionar, essa doença também pode levar à cegueira e, em casos mais graves, pode, inclusive, causar a morte do paciente.

Assim, diante desse contexto, o Mutirão foi realizado com o objetivo de conciliar orientação, prevenção e tratamento do Diabetes a pessoas com diagnóstico ou suspeita da doença, seus familiares e toda comunidade envolvida. O diretor-presidente e coordenador do Mutirão, Dr. Gustavo Heringer, explica que “quando não tratado corretamente, o Diabetes pode evoluir para formas mais graves e apresentar inúmeras complicações. Porém, quando a doença é diagnosticada de forma precoce e o tratamento é iniciado, pode-se evitar o agravamento da doença e o quadro definitivo. Por isso, o Centro Oftalmológico teve essa iniciativa de promover o 1º Mutirão do Diabetes, com objetivo de conscientizar a população sobre a gravidade da doença e a importância da prevenção, principalmente dando oportunidade para as pessoas fazerem o exame do pré-diagnóstico, pois muitas vezes as pessoas nem sabem que possuem a doença”.

Durante o Mutirão, foram oferecidos, gratuitamente, exames oftalmológicos (fundo de olho, aplicação de laser e retinografias), exame do pé diabético e diabetes kids, teste de glicemia, aferição de pressão arterial, dicas de saúde e prevenção a cegueira, avaliação endocrinológica e orientações diversas sobre nutrição e atividades físicas. Além disso, foram distribuídos lanches aos participantes do evento, como frutas, barrinhas de cerais e pipoca, com o carrinho patrocinado pela Fundação CDL Pró-Criança.

Projeto Ver Além

O Mutirão da Diabetes é uma das ações que integram o Projeto Ver Além, criado pelo Centro Oftalmológico de Minas Gerais com objetivo de incentivar a promoção da saúde, uma vez que atendimento de qualidade e diagnósticos precisos devem ser acessíveis a todos. Assim, por meio deste projeto, são desenvolvidas campanhas ao longo do ano que proporcionam atendimento e acompanhamento oftalmológico gratuito, ações de conscientização, saúde e bem-estar a diversas famílias de baixa renda.