No dia 21 de agosto, o diretor institucional da Fundação CDL Pró-Criança, Adriano Boscatte, ministrou a palestra motivacional “O que aprendi com o varejo” para 70 aprendizes do Programa Educação & Trabalho (PET). Adriano conta aos jovens sua história de vida, abordando pontos de sucesso e pontos de dificuldade durante sua trajetória.
A palestra é dividida em oito tópicos que são: a busca de um sonho; a realização; a experiência; a queda; a decepção; o destino; o presente e o futuro. Adriano fala sobre sua formação profissional e sobre a conquista de um cargo público como funcionário do Banco do Brasil. Porém, ele relata que não era isso que o satisfazia, que ele desejava ter uma loja e que, em certo momento da vida, surgiu a oportunidade de compra-la e abrir uma papelaria. Inicialmente, ele não tinha dinheiro para montar o estoque da loja, então ele colocava caixas vazias nas estantes, para simular como se fosse um estoque cheio. Com o tempo e com muito trabalho, Adriano conquistou o tão almejado sucesso, se tornando sócio de uma rede de papelarias com várias lojas e mais 250 funcionários.

Porém, no auge desse sucesso, ele começou a reavaliar seu próprio conceito de sucesso e começou a se perguntar “por que eu faço o que eu faço”? Apesar disso, ele ainda permaneceu como proprietário da rede, até que veio a crise econômica do Brasil e todo esse panorama de sucesso começou a mudar. Com o tempo e o agravamento da crise no país, Adriano teve que demitir diversos funcionários, vender várias lojas até que, por fim, vendeu toda a rede. Ele conta que esse foi um período muito difícil em sua vida, de muito sofrimento que chegou até a afetar sua saúde. Contudo, quando ele pensava que tudo havia dado errado, um antigo funcionário seu reapareceu em sua vida e lhe ofereceu uma nova oportunidade de emprego: esse rapaz havia sido convidado para assumir o cargo de CEO em uma multinacional e pediu para Adriano assumir a frente da sua rede de empresas. Atualmente, ele é dono de uma empresa, no formato holding, que atua em diversos segmentos de negócios.
Last modified on Quarta, 28 Agosto 2019