Adriano falou sobre o tema: “Gestão Financeira Descomplicada”, com as melhores práticas para administrar uma empresa de forma simples e descomplicada

Por Gleidson Franco

O presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva, fez a abertura da edição do Encontro Empresarial do mês de junho, realizado na terça-feira, 18, na sede da Entidade. Com mais de 120 empresários, o evento contou com a palestra do contabilista, empresário e diretor institucional da Fundação CDL Pró-Criança, Adriano dos Santos Boscatte. Ele apresentou o tema: “Gestão Financeira Descomplicada”, com as melhores práticas para administrar sua empresa de forma simples e descomplicada.
No início da apresentação, Boscatte explicou que a gestão financeira demorou a ser valorizada pelas empresas, pois anteriormente muitos administradores se apropriavam de uma estrutura financeira pronta, específica de outra empresa e aplicava na gestão da sua empresa. Boscatte explicou que o Brasil é o país que mais abre empresas no mundo, mas, infelizmente, também é o país que mais encerra atividades empresariais. Isso porque falta aos empreendedores, na maioria das vezes, capacidade técnica, conhecimento e preparo para levar o negócio à frente. A informação, por exemplo, é um dos principais pilares dentro da empresa e, sem ela, todas as ações e tomadas de decisões são arriscadas e se tornam “chutes”.

O palestrante explicou a parte de técnica de gestão financeira, principalmente apresentando o exemplo de uma Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) e falou a respeito da DRE Invertida. Uma ferramenta simples e objetiva para gerenciar a empresa, na qual destaca-se a necessidade como prioridade na tabela da DRE. Nesse mesmo tema, ele explica alguns termos econômicos, tais como:

- Fluxo de caixa: refere-se ao fluxo do dinheiro no caixa da empresa
- Markup: indica quanto, do preço, do produto está acima do seu custo de produção e distribuição.
- Pró-labore: conta de despesa em que se registram os valores retirados pelos sócios de uma empresa.
- Ticket médio: valor gasto por cada cliente quando se divide o número de compras pelo valor obtido.

Em seguida, Boscatte destacou que a primeira coisa que o empreendedor precisa saber são os números, pois são eles que irão direcionar o caminho que a empresa deve percorrer para crescer e o ajudará nas tomadas de decisões. E que o empresário precisa adequar a realidade da empresa à própria realidade da vida pessoal, isso é, saber separar bem os dois pontos e se adequar para que gere um equilíbrio.

Finalizando a palestra, ele fornece uma dica fundamental aos participantes: "Uma das melhores maneiras de aprender é observar a nossa vida, nossos erros e acertos. Olhar para o nosso passado e deixar que ele nos ensine. Não leve o passado como um fardo. Deixe que ele se torne apenas uma fonte de aprendizado. Aquilo que você já fez de errado só vai prejudicá-lo se continuar insistindo no erro. Se você já descobriu que o caminho que está seguindo não o conduz para onde você quer ir, quanto tempo mais você vai esperar para tomar uma atitude e corrigir o rumo? São suas decisões e não suas condições que determinam o seu destino.”

Last modified on Segunda, 01 Julho 2019