Nesta terça-feira, dia 25 de junho, aproximadamente 100 aprendizes do Programa Educação & Trabalho (PET) assistiram ao stand up "É óbvio que não é óbvio", do humorista Stevan Gaipo. Stevan apresenta histórias vividas por ele ao sair do interior e vir morar na capital, destacando pontos de vista sobre diversas situações banais do cotidiano que, muitas vezes, na correria do dia a dia, passam despercebidos. Além disso, ele relata diversas situações de comunicação no mundo corporativo nas quais algo dito “tão óbvio” não é óbvio para a outra pessoa.
Durante sua apresentação, ele apontou, de forma bem-humorada, problemas de comunicação vivenciados no mundo corporativo devido ao pensamento do emissor de que “aquilo é óbvio demais”, mas que nem sempre é óbvio para o entendimento do ouvinte. Por exemplo, atualmente muitos jovens criticam as pessoas mais velhas por não saberem usar corretamente as redes sociais e os aplicativos de mensagens de texto WhatsApp, ferramentas que têm se tornado cada vez mais comum no ambiente de trabalho. Porém, quantos jovens efetivamente pararam por 5 minutos para explicar para o colega de trabalho mais velho como ele deveria utilizar aquela rede ou aquela ferramenta? E, assim, ele destaca que “muitas vezes nós gastamos mais tempo criticando ou fazendo piadas por que alguém não sabe usar alguma coisa, mas não paramos um minuto sequer para nos questionarmos como poderíamos ajudar aquela pessoa ou para perguntar a ela se ela gostaria da nossa ajuda para aprender a usar tal ferramenta”, ressalta. Por fim, a mensagem que ele deixa para os aprendizes é que: “quer ter uma comunicação efetiva na sua vida, principalmente no ambiente empresarial? Então, lembre-se de que o óbvio não é óbvio”.