Por Felipe Marques & Andressa Guimarães

A Fundação CDL Pró-Criança realizou, em parceria com a prefeitura de Nova Lima / MG, as Oficinas Introdutórias para o Mercado de Trabalho, no período de 10 a 14 de junho. O treinamento foi ministrado pelo instrutor de treinamento da Fundação CDL, Felipe Marques, com o apoio da coordenadora de treinamentos da prefeitura, Natália de Jesus, e foram capacitados 22 jovens para o mercado de trabalho no município.
Durante o treinamento, que é também uma etapa classificatória no processo seletivo do Programa Educação & Trabalho (PET), a Fundação CDL desafiou os candidatos presentes ao exercício da "analogia", aproveitando a proximidade com a época das Festas Juninas. Dessa forma, além do desenvolvimento dos temas e das competências pertinentes ao meio corporativo, a turma, organizada em equipes, idealizou empresas utilizando símbolos das festas juninas como logomarcas e elaborou linhas de produtos/serviços que não fossem óbvias aos símbolos citados. Todos os trabalhos foram produzidos sobre bases em formatos de bandeirinhas e exigiram dos participantes criatividade e tomada de decisão em um curto prazo, propiciando a necessidade de habilidades como inovação e negociação.

O instrutor de treinamento da Fundação CDL, Felipe Marques, responsável pela construção e aplicação da atividade, encerrou essa experiência com origamis em forma de balão de São João. O balão representa, tradicionalmente, o início das comemorações do meio do ano. Assim, analogamente, os origamis representaram, para cada jovem, o início da carreira profissional dos mesmos, indicando inúmeras possibilidades e conquistas que virão.

FOTOS: Felipe Marques Last modified on Terça, 18 Junho 2019