No dia 8 de maio, a Fundação CDL Pró-Criança participou do Bingo do Bem promovido pelo grupo Marias Bonitas de Lourdes. A ação contou com a participação de 100 mulheres moradoras da região do bairro de Lourdes e, para ingressar no evento, elas foram convidadas a doar roupas, calçados e acessórios para o Bazar Solidário da Fundação CDL. Ao total, foram arrecadas aproximadamente 710 doações.
Além de possibilitar a aquisição de peças de grifes a preços mais acessíveis, o Bazar irá contribuir para a arrecadação de verba para o Programa Brincadeira é Coisa Séria, que tem como objetivo construir brinquedotecas em locais que atendem crianças em situação de vulnerabilidade social, principalmente residente em instituições de acolhimento. As instituições de acolhimento são espaços de amparo para crianças e adolescentes em situação de violação de direitos, retirados da convivência familiar por determinação do Juizado da Infância e da Juventude ou pelos Conselhos Tutelares. São acolhidas crianças e adolescentes de ambos os sexos e de várias idades, em número não superior a 15 em cada instituição. Além disso, a Fundação CDL Pró-Criança atende também a Organizações Não-Governamentais (ONG’s), creches e hospitais com atendimento infantil. A brinquedoteca da Fundação CDL é um espaço que promove e valoriza o brincar e as atividades lúdicas, oferecendo à criança, além de um acervo diverso de brinquedos e livros, uma proposta pedagógica de qualidade para o seu adequado desenvolvimento social, psicológico e motor.

As Marias Bonitas de Lourdes é um grupo voluntário, formado por moradoras e/ou empresárias do Bairro de Lourdes. Segundo uma das fundadoras do grupo, Clarissa Vaz, “o Marias Bonitas foi criado em 2017 e nós nos apoiamos em três pilares. O primeiro é a ‘ajuda mútua’, por meio da qual criamos uma rede de networking, procurando usar do potencial do grupo para buscarmos ajuda profissional e pessoal. Temos médicas, advogadas, empresárias, engenheiras, psicólogas, enfim, uma estrutura pronta para uma ajudar a outra. Possuímos uma agenda maravilhosa de contatos. O segundo é o “cuidado com o bairro de Lourdes’, e assim promovemos obras, iluminação, poda de árvores, perturbação, fatos relevantes, etc. Reclamação sem ação não é solução e, por isso, cada uma se envolve na implantação de soluções. E, por fim, o terceiro pilar é o ‘desenvolvimento de projetos sociais’, por meio dos quais nós ajudamos quem realmente precisa. Não importa onde, levamos o nosso coração junto! E assim, foi através desse terceiro pilar que nós nos mobilizamos e abraçamos a causa da Fundação CDL de promover o Bazar Solidário para arrecadar recursos para construir brinquedotecas em instituições de acolhimento”, explica.

FOTO: Ellen Casadonte
Last modified on Quinta, 30 Maio 2019