No dia 10 de maio, a Fundação CDL Pró-Criança, por meio da parceria com o NaAção, patrocinou a estrutura de lazer do evento comemorativo do Dia das Mães promovido pelo NaAção para as mães da região do Parque das Cachoeiras, em Brumadinho/MG, cidade vítima do rompimento da barragem do Córrego do Feijão, da Vale, em janeiro desse ano. O evento foi destinado para 35 mães e 50 crianças da região. Dessa forma, as mães tiveram oportunidade de desfrutar com tranquilidade do dia de homenagem a elas enquanto as crianças se divertiam com a estrutura disponibilizada pela Fundação CDL. As mães ainda foram agraciadas com diversos presentes doados pela CDL/BH e pela CDL Jovem.
A presidente do NaAção, Carolina Antunes, explica que “a barragem se rompeu no dia 25 de janeiro e, desde o dia 26, o NaAção foi para a cidade para atuar com diversos projetos sociais para as vítimas da tragédia. Um desses projetos é o atendimento às crianças da região do Parque da Cachoeira que, antes do rompimento, brincavam nas cachoeiras da região, mas, após o ocorrido, a lama passou e acabou com tudo, as crianças não podem mais brincar nas cachoeiras e não têm mais espaço de lazer, por isso nós as acolhemos na sede do NaAção e realizamos diversas atividade com elas. Porém, além das crianças, nós acabamos criando um vínculo também com as mães e com todos da comunidade de Brumadinho, que foram muito prejudicados com toda essa tragédia, muitos perderam familiares e amigos, e estão todos ainda muito sensibilizados. Por isso, nós decidimos fazer essa ação do Dia das Mães para essas mães guerreiras do Parque da Cachoeira, nossas heroínas que estão juntando todas as suas forças para recomeçar. E, mais do que isso, buscamos oferecer a elas um local onde elas fossem servidas, onde a gente fizesse por elas o que elas fazem pelos filhos diariamente, que é dar cuidado, carinho e proteção. E também oferecer um momento de lazer e de socialização e conexão entre elas, fora das reuniões da comunidade que sempre são envolvidas nos tristes assuntos relacionados à barragem. Assim, nós buscamos oferecer, hoje, um dia de alegria e, por um momento que fosse, um breve distanciamento de toda essa tristeza proveniente da tragédia”, ressalta.

A ONG NaAção é uma comunidade de transformação, que reúne espaço de trabalho compartilhado e processos de desenvolvimento para gerar trocas, conexões e negócios entre empreendedores que buscam transformar de forma positiva a sociedade. A entidade aposta no empreendedorismo social como uma forma de fazer negócios que coloca a eficiência econômica a serviço do bem, e também como uma ferramenta para ação, capacitação e colaboração.
Last modified on Segunda, 13 Maio 2019