Por Andressa Guimarães & Aline Maia

A Fundação CDL Pró-Criança participou, nos dias 20 e 21 de março, de uma oficina de trabalho para elaboração de projeto social com o escopo de combater o trabalho infantil urbano e traçar estratégias de enfrentamento do trabalho de crianças e adolescentes nas ruas de Belo Horizonte. A oficina foi promovida pelo Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais/Procuradoria Regional do Trabalho da 3ª Região (MPT/PRT3), em parceria com o Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG), o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Belo Horizonte (CMCDA/BH), e o Fórum de Erradicação e Combate ao Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente (FECTIPA/MG), e com a cooperação da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Além dos órgãos responsáveis pelo evento, estiveram presentes representantes da Superintendência Regional do Trabalho, Prefeitura de Belo Horizonte, CEMIG, dentre outros.
A Fundação CDL/BH foi representada pela supervisora de relações corporativas, Aline Maia, que esteve presente nos dois dias de evento. O problema central discutido foi o grande número de crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil urbano - como vendedores, malabares, panfleteiros, flanelinhas, lavador de carro – que têm sido vistos, atualmente, em grandes quantidades nas ruas de Belo Horizonte. O evento foi fundamental para a área de políticas públicas, propiciando a construção coletiva de um plano de ação que será analisado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) para futura implantação.
Last modified on Terça, 02 Abril 2019