No dia 22 de fevereiro, o presidente da Fundação CDL Pró-Criança, Vilson Mayrink, ministrou uma palestra no II Encontro das Brinquedotecas Hospitalares de Belo Horizonte, realizado no Hospital João XXIII. O evento teve como objetivo discutir a gestão e organização do trabalho das brinquedotecas nos espaços de saúde, resgatando a visão da brinquedoteca no espaço hospitalar como um local de promoção da saúde e valorização da infância.
Na ocasião, o presidente falou sobre o Programa Brincadeira é Coisa Séria no painel “Construindo Sonhos”, retratando o trabalho de doações de brinquedotecas pela Fundação CDL. Durante sua apresentação, Vilson contou aos participantes um pouco da história do Programa Brincadeira é Coisa Séria, que foi criado em 2011, em parceria com a CDL Jovem, e mostrou também as fotos das 11 brinquedotecas já construídas até o momento.

Além disso, ele explicou quais são os critérios de seleção para que uma instituição possa ser contemplada com uma brinquedoteca, uma vez que a Fundação não consegue atender, de uma única vez, a todas as entidades que desejam receber uma brinquedoteca. Dessa forma, para ter chances de ser selecionada, a instituição precisa atender gratuitamente crianças em situação de vulnerabilidade social e econômica e desenvolver projetos que assegurem os direitos fundamentais desse público. A entidade precisa, ainda, ser regularizada, junto à prefeitura e aos demais órgãos de sua categoria e comprovar que não possui recursos financeiros próprios para instalação de brinquedoteca. Por fim, é imprescindível que ela possua o espaço físico adequado para a instalação da brinquedoteca.

Vilson explicou, ainda, que o preenchimento de todos esses requisitos torna a instituição apta a receber a brinquedoteca, mas isso não garante a doação, pois, antes de tudo, a Fundação necessita dos recursos financeiros para o projeto. Dessa forma, a Fundação precisa conseguir parcerias e patrocinadores e, também, realizar eventos para captação de recursos que viabilizem a construção e a doação desses sonhos.
Last modified on Sexta, 01 Março 2019