Durante os meses de novembro e dezembro, o presidente da Fundação CDL Pró-Criança, Vilson Mayrink, e o diretor institucional, Adriano Boscatte, ministram a palestra “Empreendedorismo: Os caminhos que levam ao sucesso” para os 1.200 aprendizes atualmente inseridos no Programa Educação & Trabalho (PET). Até o final do ano, serão realizados 10 encontros, sempre às terças-feiras, com a participação de 200 jovens em cada.
A palestra é iniciada por Adriano, que conta aos jovens sua história de vida, abordando pontos de sucesso e pontos de dificuldade durante sua trajetória. A palestra é dividida em oito tópicos que são: a busca de um sonho; a realização; a experiência; a queda; a decepção; o destino; o presente e o futuro. Adriano fala sobre sua formação profissional e sobre a conquista de um cargo público como funcionário do Banco do Brasil. Porém, ele relata que não era isso que o satisfazia, que ele desejava ter uma loja e que, em certo momento da vida, surgiu a oportunidade de compra-la e abrir uma papelaria. Inicialmente, ele não tinha dinheiro para montar o estoque da loja, então ele colocava caixas vazias nas estantes, para simular como se fosse um estoque cheio. Com o tempo e com muito trabalho, Adriano conquistou o tão almejado sucesso, se tornando dono de uma rede de papelarias com 280 funcionários, a 2ª maior do Brasil. Porém, no auge desse sucesso, ele começou a reavaliar seu próprio conceito de sucesso e começou a se perguntar “por que eu faço o que eu faço”? Apesar disso, ele ainda permaneceu como proprietário da rede, até que veio a crise econômica do Brasil e todo esse panorama de sucesso começou a mudar. Com o tempo e o agravamento da crise no país, Adriano teve que demitir diversos funcionários, vender várias lojas até que, por fim, vendeu toda a rede. Ele conta que esse foi um período muito difícil em sua vida, de muito sofrimento que chegou até a afetar sua saúde. Porém, quando ele pensava que tudo havia dado errado, um antigo funcionário seu reapareceu em sua vida e lhe ofereceu uma nova oportunidade de emprego: esse rapaz havia sido convidado para assumir o cargo de CEO em uma multinacional e pediu para Adriano assumir a frente da sua rede de empresas. Atualmente, ele é dono de uma empresa, no formato holding, que atua em seis diferentes segmentos de negócios.

O segundo momento é conduzido por Vilson, cuja palestra é dividida em quatro tópicos: gratidão; felicidade; equação da mudança e tempo. Vilson inicia a palestra destacando a importância da gratidão na vida de cada um. Segundo ele, não importa qual for a crença da pessoa, seja em uma religião, em Deus, no destino ou no que quer que seja, todos devem ser gratos pela oportunidade de cada momento vivido, seja ele bom ou ruim. Os bons, naturalmente, são os que trazem alegria e felicidade, mas os ruins são os que trazem o aprendizado e, por isso, eles também devem ser valorizados. Além disso, Vilson ressalta que “empreender é ser um pouco o contrário do que todo mundo espera e que dinheiro não traz felicidade, mas ele manda buscar”. Ele destaca que é natural que o empreendedor deseje ganhar dinheiro com seu negócio, e que não há nada de errado nisso, pois é dinheiro que possibilita às pessoas realizarem seus sonhos, sejam eles materiais ou não.

Vilson chama a atenção dos jovens para o fato de que o que conduz à vitória são as pequenas decisões que cada pessoa toma, diariamente, e que cada um é responsável pelas suas próprias escolhas. E, por isso, ele destaca que é importante tentar sempre ser feliz durante o caminho e não projetar a felicidade para um possível momento, para uma possível conquista quando um objetivo for alcançado, porque “isso pode não acontecer, o objetivo pode mudar ou a gente pode até morrer durante o caminho (porque não?) e, aí, deixamos de ser felizes enquanto cultivávamos a expectativa de que algo deveria acontecer, mas nem sempre as coisas acontecem conforme esperávamos ou como gostaríamos”. Dessa forma, Vilson ensina aos jovens a equação da mudança, que consiste na sigla P – S – A – R (pensamento – sentimento – ação – resultado), que pode ser aplicada a qualquer objetivo que uma pessoa tenha na vida. Primeiramente, a pessoa pensa em algo, em seguida ela deve colocar sentimento sobre algo, para então agir em prol daquilo e, posteriormente, colher os resultados, sempre tentando ser feliz ao longo de todo o processo e não almejando a felicidade apenas para o momento final. Por fim, Vilson finaliza com a mensagem de que “o tempo é cada um que faz e o tempo que nós temos é somente o agora, agora é a hora de fazer acontecer”, estimulando os jovens a não ficarem esperando algo acontecer, mas sim se movimentarem em prol do que desejam que aconteça, correndo atrás para fazer com que seu sonho aconteça.

A orientadora educacional da Fundação CDL Pró-Criança, Janaina Batista Silva, ressalta a importância da palestra na formação dos aprendizes. “Sabemos que nosso presidente e nosso diretor institucional se esforçam diariamente para a melhoria constante da nossa instituição e não é todo dia que os jovens têm a oportunidade de ter um momento como esse, com as pessoas que estão à frente da Fundação, que são nossos diretores. E sabemos também que, além de serem integrantes da diretoria, eles são lojistas e empresários bem-sucedidos, por isso é tão valorosa a doação que eles estão fazendo de seu tempo para poderem contribuir com a formação dos nossos jovens. Além disso, a escolha do tema é muito pertinente, pois temática do “empreendedorismo” é muito ouvida em diversos espaços, mas muitos aprendizes não sabem exatamente do que se trata e é importante que eles conheçam os benefícios e desafios de empreender, caso optem por seguir esse caminho algum dia em suas vidas”, destaca.