Por meio de parceria firmada com a empresa Rubim Produções, produtora cultural do projeto ''Teatro em Movimento'', durante todo o mês de outubro, a Fundação CDL Pró-Criança repassou cerca de 315 cortesias para aprendizes do Programa Educação & Trabalho (PET) e também para adolescentes residentes em instituições de acolhimento (locais onde residem crianças e adolescentes retirados do convívio familiar por determinação do Poder Judiciário). As casas contempladas foram as Casas Esperança (1, 3, 7 e 8), Casa Tremedal e Casa dos Anjos Gdecom. Os espetáculos aos quais os jovens tiveram oportunidade de assistir foram: ‘Viva Caymmi’ (exibido no Teatro Minas Tênis Clube); ‘Insetos’, ‘Contos Partidos de Amor’ e ‘Suassuna- O auto do Reino do Sol’ (exibidos no Centro Cultural do Branco do Brasil - CCBB).

O musical ‘Viva Caymmi’ é um espetáculo idealizado por Danilo Caymmi, filho do cantor Dorival Caymmi , no qual ele homenageia o pai devido aos dez anos de sua morte. Além de levar as canções do músico baiano para os palcos, são apresentadas também as principais histórias da vida do cantor, no formato storytelling.

Já a peça ‘Insetos’ aborda uma história na qual o ser humano, vítima e algoz de seu próprio habitat natural, não é mais capaz de ouvir o eco planetário que anuncia o apocalipse eminente. Como uma fábula, o texto traça paralelos entre a natureza e questões político-sociais da atualidade – evocando comportamentos coletivos e individuais revelados através de uma grande polifonia de vozes.

O espetáculo ‘Contos Partidos de Amor’, por sua vez, conta a história de quatro pessoas amorosas e ciumentas, que revelam ao público suas verdades sobre as relações humanas. Por meio de diálogos bem humorados, dança e música, são apresentadas canções e contos originais livremente inspirados na obra de Machado de Assis.

Por fim, a peça ‘Suassuna - O auto do Reino do Sol’ se baseia na ampla obra de Ariano Suassuna. A história aborda dois mundos distintos, que se cruzam pelo encontro de um casal de apaixonados que, fugindo das guerras familiares do sertão nordestino, passam a viajar com um circo-teatro formado por artistas saltimbancos com destino a Taperoá, na Paraíba. Toda essa mistura reúne diversos elementos encontrados no universo de Suassuna.
Last modified on Segunda, 29 Outubro 2018