Grafiteiro e poeta conhecido por espalhar versos nas lixeiras do Centro de BH, ele chama a atenção dos jovens para que incluam o 'amor' em suas profissões e em todos seus projetos de vida

Nos dias 24 e 28 de agosto, 90 aprendizes do Programa Educação & Trabalho (PET) assistiram à palestra do escritor, poeta e grafiteiro, Felipe Arco, conhecido como 'guru' das relações amorosas. Sob o pseudônimo Felipe Arco, Celso Felipe Marques já publicou três livros e, além da escrita e poesia, realiza também trabalhos de pintura e grafite. Um dia, voltou suas atenções para as lixeiras instaladas pela Prefeitura e há cinco anos vem se empenhando em “transformar a cidade em um grande livro”, ao usar lixeiras de Belo Horizonte como “páginas” para divulgar suas reflexões acerca da vida e do amor. “Faço grafite há 10 anos e sempre deixei mensagens nos meus grafites. Desde 2014, comecei a colocar nas lixeiras e foi aí que o trabalho tomou essa proporção maior”, diz.
Felipe afirma ter escolhido as lixeiras devido ao simbolismo, por ser algo muitas vezes desprezado, sujo e esquecido pela população. “Limpava, tirava o resíduo das lixeiras e colocava uma frase com marcador à base d'água, que sai fácil. Sai com o tempo ou até se passar a mão com mais força. Às vezes, eu mesmo costumo limpar (as frases) e fazer outras por cima”, afirma. Segundo o grafiteiro, ele deixou frases em diferentes regiões da cidade, mas a maioria está no Hipercentro. Felipe também conta que há textos dele em outros estados, deixados durante suas viagens. Os versos do grafiteiro falam sobre situações do cotidiano e, por isso, as inscrições nas lixeiras acabaram chamando a atenção e começaram a ganhar espaço nas redes sociais. Hoje, o perfil de Felipe no Instagram reúne quase 175 mil seguidores.

Famoso entre os jovens da faixa etária dos aprendizes, ele iniciou a palestra contando sua trajetória de vida. O poeta relatou que largou a faculdade de jornalismo, saiu de casa para morar com um primo e, nessa época, ele precisava encontrar alguma forma de ganhar dinheiro e se sustentar. “Eu sempre escrevi poesias, mas nunca havia mostrado isso para ninguém, pois é algo muito íntimo. Então, meu primo sugeriu que vendêssemos as poesias em um varal na Praça Sete, mas aquela ideia não me seduziu. Depois de um tempo, um dia, andando de metrô, vi algumas pessoas vendendo diversas coisas nos vagões e então pensei 'por que não vender minhas poesias aqui?’. E foi assim que tudo começou. Escrevi as poesias, entrei no metrô, entreguei os papeis para as pessoas e, pela primeira vez na vida, vi todo mundo lendo o que eu havia escrito. E foi nesse dia que eu me apaixonei por um ofício e descobri qual seria a minha profissão”, relata.

O escritor ressalta que tudo na vida começa na paixão, pois ela é intensa e, com isso, provoca movimento, tira as pessoas do lugar, ela é o combustível. “Só que, o que as pessoas não sabem, é que isso vale – ou deveria valer – para todas as áreas da vida. Não apenas para o amor romântico, mas para as relações familiares, as amizades e, por que não, também para o mundo profissional e para o mercado de trabalho? As pessoas precisam, antes de tudo, se apaixonar por uma profissão, para poder exercê-la com afinco”. Mais do que só trabalhar para ganhar dinheiro no final do mês, o palestrante defende que “o verdadeiro sentido da vida é conviver. E isso tem que ser alinhado com ganhar dinheiro e ser feliz, porque dinheiro é necessário e ser feliz é essencial. De nada adianta ser um profissional mais ou menos e ganhar algum dinheiro, se eu não faço aquilo com paixão, com amor, se eu não tiro daquele ofício uma satisfação real.” Felipe encerrou sua palestra provocando os jovens a não serem profissionais medíocres. “O que fazemos em vida ecoa pela eternidade”, declama.
Last modified on Terça, 04 Setembro 2018