FUNDAÇÃO CDL PRÓ-CRIANÇA REALIZA TESTES DE ACUIDADE VISUAL EM 100 CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL DA VILA CAFEZAL

Os testes integram a primeira etapa do Programa “Ver é Bom Demais”, que oferece assistência oftalmológica gratuita

No dia 29 de agosto, a Fundação CDL Pró-Criança realizou a primeira etapa do Programa Ver é Bom Demais, que consistiu na aplicação de testes de acuidade visual em, aproximadamente, 100 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social da região da Vila Cafezal, que integra o Aglomerado da Serra, na regional centro-sul de Belo Horizonte. Os participantes são atendidos pela Creche Irmão Otho, da Associação Espírita Christopher Smith, que realiza diariamente ações assistenciais para beneficiar a comunidade. Como muitas famílias da região precisavam deixar seus filhos sozinhos em casa para se dedicarem ao trabalho, a Associação criou, em 1995, esse espaço de aprendizado, convivência e desenvolvimento, buscando oferecer novas oportunidades a crianças e adolescentes da região.

A primeira fase do programa “Ver é Bom Demais” consiste na aplicação de testes de acuidade visual, com o objetivo de fazer uma triagem para encaminhar para a consulta oftalmológica as crianças e os adolescentes que apresentarem dificuldades visuais durante o teste. Do total de participantes, 55 foram diagnosticados com sinais de baixa visão e serão encaminhados para os oftalmologistas. Em seguida, caso seja diagnosticada a necessidade de correção ótica, a Fundação CDL Pró-Criança, por meio das óticas patrocinadoras, fornece gratuitamente óculos aos pacientes.

Essa ação contou com a participação de voluntários representantes das óticas parceiras: Fernando Cardoso, presidente da CDL Jovem e sócio-proprietário do Centro Visão, e sua esposa, Daniela Ribeiro; Thiago Cardoso, membro da CDL Jovem e proprietário da Ótica Visão Real. Além disso, o evento contou também com a participação dos voluntários da CDL Jovem (Breno Pimenta, Lucas Pitta, Rafael Guimarães e Renato Reis); do Lions Club Jaraguá (Ivani Alves, Maria do Carmo Marques, Maria Helena, Paulo Roberto, Vera Bertú e Vera Nunes); da Coordenação Nacional de CDL Jovens, com representantes de vários estados brasileiros (Fábio Barbosa, Jean Carlos Barbosa, Lúcia Fassarella, Matheus Mascena, Raphael Paganini e Rodrigo Pousa); e, ainda, com os representantes da Fundação CDL Pró-Criança: Vilson Mayrink (presidente), Adriano Boscatte (diretor institucional), Rodrigo Martins (superintendente), Ellen Batista (aprendiz).

O presidente da CDL Jovem e sócio-proprietário da Ótica Centro Visão, Fernando Cardoso, destaca a importância do voluntariado e da ação social. “É muito nobre e gratificante participar dessa ação transformadora. Nós, da Centro Visão, já somos patrocinadores do Programa Ver é Bom Demais há vários anos e, durante todos esse tempo, eu tenho acompanhado de perto como o trabalho vem evoluindo cada vez mais e realmente mudando a vida das crianças e adolescentes que conseguem, com o acompanhamento oftalmológico e com o uso dos óculos, tratar o problema da perda visual e ter um adequado desempenho na escola. E, dessa vez, tivemos um ponto ainda mais legal que foi a presença dos membros da Coorde-nação Nacional de CDL's Jovens, com representantes de vários lugares do nosso país. Eles tiveram a oportunidade de exercer a solidariedade e o voluntariado, vivenciando a ação de um projeto social. É muito bacana que eles possam conhecer e valorizar o trabalho que a Fundação CDL desenvolve e, quem sabe, poderão replicar essa ação em seus respectivos estados”.

A assessora do Departamento de Ação Social e Assessoria de Liderança do Distrito LC-4 do Lions Club, Vera Bertu, fala sobre os benefícios proporcionados pela ação do Programa Ver é Bom Demais para as crianças. “Nós, do Lions Club Jaraguá, nos sentimos mais uma vez muito honrados e orgulhosos por podermos fazer parte desse projeto tão bonito da Fundação CDL Pró-Criança, que é o Ver é Bom Demais. A gente sabe que, às vezes, as crianças precisam usar os óculos, mas muitos pais e professores têm dificuldade em perceber se elas apresentam algum problema para enxergar, principalmente quando são menorzinhas. Por isso é tão importante fazermos os testes de acuidade visual, para conseguirmos detectar problemas de visão que poderiam passar despercebidos aos pais ou aos professores. E a dificuldade para enxergar é algo grave, que prejudica o aprendizado e o desempenho escolar nessa fase tão importante da vida”.

A coordenadora geral da Creche Irmão Otho, Myriam Casali, concorda com a opinião de Vera, ressaltando a importância do Ver é Bom Demais na vida das crianças atendidas pela Creche. “Esse projeto está sendo fundamental para nós, porque é agora que as crianças vão começar a alfabetização e é fundamental eliminarmos qualquer possibilidade de elas apresentarem alguma dificuldade, nessa fase, por não estarem enxergando. Além disso, para os adolescentes, também é essencial fazerem esse teste e receberem a oportunidade de ir ao oftalmologista, principalmente porque sabemos que muitas famílias não têm condições de levá-los ao médico para verificar se estão enxergando bem ou não. Então, esse projeto da Fundação CDL chegou na hora exata para nós, trazendo uma grande ajuda para nossos atendidos”.

VER É BOM DEMAIS - Criado em 2002, o programa oferece assistência oftalmológica gratuita para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. A ação é patrocinada pelo Lions Clube, NOE Oftalmo, CDA Oftalmologia, Centro Médico Bandeirantes, Clínica dos Olhos (Dr. Icek), Óticas Centro Visão, Visão Real e Óticas Diniz, além de contar com o apoio da CDL/BH e da CDL Jovem.

Resultados – Desde 2002:

- 4.790 testes de acuidade visual