No dia 23 de maio, 35 aprendizes do Programa Educação & Trabalho (PET) participaram da Conferência Livre sobre Combate ao Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador, promovida pelo Fórum de Erradicação e Combate ao Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente (FECTIPA/MG), no Centro de Referência da Juventude - CRJ. O evento foi realizado com o objetivo de reunir os jovens para discutirem e elaborarem propostas de políticas públicas direcionadas para a juventude, especificamente aquelas que poderiam ser desenvolvidas para combater o trabalho infantil e proteger o jovem trabalhador. Após os debates, as propostas serão encaminhadas para o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), para que elas possam efetivamente ser transformadas em políticas públicas do Município.

FECTIPA/MG - O FECTIPA pauta suas ações na defesa dos direitos das crianças e adolescentes no que tange sua proteção ao trabalho e o afastamento das atividades que prejudicam a sua saúde. Para tanto, são realizadas reuniões mensais e itinerantes, audiências públicas, seminários, fiscalizações e mobilizações em datas especiais. O FECTIPA/MG também contribui com alguns avanços na Lei da Aprendizagem, favorecendo um percurso educativo e acompanhamento no trabalho mais adequado ao público atendido. Destaca-se ainda a criação do Juventude FECTIPA – Voz e Ação – pela importância do exercício do protagonismo juvenil que se dá através dos jovens aprendizes que muito nos tem surpreendido com sua responsável participação em todos os espaços como conferência municipal, estadual e nacional pelos direitos das crianças e adolescentes.

Last modified on Sexta, 08 Junho 2018