Fundação CDL Pró-Criança realiza Programa Ver é Bom Demais com adolescentes em extrema situação de vulnerabilidade social das ruas da Savassi

No dia 1º de novembro, a Fundação CDL Pró-Criança realizou a primeira etapa do Programa Ver é Bom Demais, com aplicação de testes de acuidade visual em cerca de 10 adolescentes em situação de extrema vulnerabilidade que ficam pelas ruas da região da Savassi. A ação foi fruto da parceria entre a Fundação CDL Pró-Criança, a CDL / BH (Conselho Regional CDL/BH Savassi), a Polícia Militar de Minas Gerais e o Curso Pontuar, que cedeu o espaço das suas salas de aula para realização dos exames.
O assessor institucional da CDL/BH, Alysson Guimarães, explica como se deu o surgimento desta parceria. “Tudo começou com o projeto “Rede de Comerciantes Protegidos”, desenvolvido pela CDL/BH juntamente com a PM para atender às demandas relacionadas a segurança dos lojistas da região da Savassi. No grupo gestor deste projeto, havia inúmeras reclamações acerca destes adolescentes em situação de vulnerabilidade social que ficam perambulando pelas ruas da Savassi, o que estava atrapalhando o comércio na região. Dessa forma, a Polícia Militar elaborou o projeto “EducArte” e apresentou aos comerciantes, por meio de uma das reuniões semanais do Conselho Regional CDL Savassi, buscando uma solução que contemplasse tanto os lojistas, quanto os consumidores e os adolescentes”.

A sargento Késsila Miranda, comandante da Base de Segurança Comunitária da Savassi, conta que o objetivo do projeto “EducArte” é promover uma aproximação entre a PM e os adolescentes. “Eles apresentavam muito problemas, tanto entre eles mesmos, brigando entre si, quando com os transeuntes, afrontando as pessoas na ruas, etc. Esses adolescentes sempre foram motivo de muitas reclamações, mas ninguém nunca havia se mobilizado para de fato fazer algo a respeito. Então nós criamos o projeto “EducArte” para tentar melhorar o nosso relacionamento com eles, para tentar nos aproximar deles de uma forma mais amistosa. Esse projeto foi apresentado em uma reunião dos lojistas e comerciantes da região da Savassi, juntamente com a CDL, e todos eles prontamente abraçaram a nossa causa. Agora estamos todos nós, juntos, buscando uma maneira diferente de tentar mudar a realidade desses meninos, que têm tido nas ruas o seu espaço de trabalho, vivência e desenvolvimento. Esse projeto beneficia não apenas os comerciantes da região e seus consumidores, mas principalmente os adolescentes, dando a eles outras oportunidades na vida. Por meio desse projeto, nós estamos oferecendo a eles oficinas de artes e de luta, acompanhamento com psicólogo e estamos tentando dar a eles uma outra visão de futuro, incentivando-os a se dedicarem aos estudos e entenderem que existem outras possibilidades para a vida deles que não se restringem à rua”.

A proprietária do Curso Pontuar, Fernanda Andrade, conta porque, ao ser contatada pela Fundação CDL, prontamente concordou em ceder o espaço do cursinho para a realização dos testes de acuidade visual: “achei muito interessante o projeto e fiquei muito contente de poder ajudar uma iniciativa como essa, tão significativas para a mudança na realidade desses jovens. Ceder o espaço do Curso é muito pouco em vista da grandeza do projeto. Acredito que o fato de se sentirem notados e valorizados pelos organizadores dessa ação já é o princípio da mudança que poderá ser realizada na vida de cada um deles”, ressalta.

Com relação à realização da ação do Programa Ver é Bom Demais, a Sgt. Kessila explica que essa foi mais uma das ações do projeto EducArte “e colaborou demais com o nosso projeto, pois será dado a eles a oportunidade de realizar um exame de vista e de ganhar os óculos – se houver necessidade, algo que provavelmente a família não teria condições de fazer, nem de arcar com os custos da consulta e nem de comprar os óculos”. Dentre os adolescentes avaliados, aqueles que apresentaram dificuldades serão encaminhados para os oftalmologistas parceiros do Programa e, o que necessitarem, receberão os óculos gratuitamente.

Last modified on Quarta, 08 Novembro 2017