Fundação CDL Pró-Criança leva ação de saúde bucal para crianças em situação de vulnerabilidade social

Ação do Programa Sorridente beneficiou 45 crianças residentes em instituições de acolhimento

No dia 5 de agosto, a Fundação CDL Pró-Criança realizou a ação do Programa Sorridente. Durante a ação, foram atendidas 45 crianças, com idades entre zero e seis anos, residentes na instituição de acolhimento Lar Cristão, que é um local onde moram as crianças retiradas do convívio familiar por determinação do Poder Judiciário. A ação foi das 9h às 12h, na área de lazer da instituição (R. Rua Luiz Antônio de Morais, 185 – Bairro Braúnas / Pampulha).

Nesse dia, as crianças assistiram a uma peça teatral do SESC sobre saúde bucal e participaram de brincadeiras educativas promovidas pelo Grupo Pepo. Posteriormente, elas receberam kits, contendo escova de dente, creme dental (doações da Oraldent e do SESC), fio dental, protetor de cerdas e cartilha explicativa. No local, as crianças ainda tiveram aulas práticas, com as dentistas voluntárias do Programa, sobre como escovar os dentes e passar o fio. Além disso, a ação educativa foi estendida para os educadores das crianças, que receberam instruções das odontopediatras do Grupo Pepo de modo que, bem capacitados, eles possam dar continuidade às práticas ideais para os cuidados com a higiene bucal.

O Programa Sorridente foi criado em 1990, em parceria com o CDL Jovem. O presidente da Fundação CDL Pró-Criança, Vilson Mayrink, explica que “o objetivo do Programa é promover a saúde bucal de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, por meio de ações odontológicas preventivas”. Desde sua criação, o Programa já beneficiou mais de 12 mil crianças e adolescentes de Belo Horizonte e Região Metropolitana.

A Fundação CDL Pró-Criança agradece aos dentistas voluntários: Amanda Rodrigues, Carlos Cordeiro, Deyse Cordeiro, Isabela Queiroz, Maria Tereza Lamassa e Mônica Barreto; e às empresas patrocinadoras: América Futebol Clube, CDL Jovem, CDL/BH, Clube Atlético Mineiro, Cruzeiro Esporte Clube, Lions Club Jaraguá, OralDent, PEPO e SESC.

Last modified on Quinta, 17 Agosto 2017