Rio Piracicaba

No dia 24 de novembro de 2013, a Fundação CDL Pró-Criança realizou uma ação do Programa Sorridente na cidade de Rio Piracicaba / MG. Na ação, foram atendidos 72 crianças e adolescentes. As autoridades que estiveram presentes no evento foram: o prefeito de Rio Piracicaba, Gentil Alves Costa; o prefeito de São Domingos do Prata, Fernando Rolla; o prefeito de João Monlevade, Teófilo Torres; o prefeito de Santa Bárbara, Leris Braga; o presidente da Câmara Municipal, vereador Taironi Guimarães; os vereadores Antônio Augusto Mafra, Luiz Sérgio de Oliveira, Sidney Ivan Batista, Walter dos Santos; o secretário Municipal de Saúde de Rio Piracicaba, Geraldo Martins; o advogado Dr. Leonardo; a Sra. Ester Sanches; a pastora Sônia; o coordenador do Núcleo de Projetos da Fundação CDL, Cristiano Gonçalves; e a estagiária Jéssica da Cruz.

________________________________________________________________________

Projeto Valorizando o Sorriso de uma Criança

No dia 24 de maio de 2013, a Fundação CDL Pró-Criança realizou ação do Programa Sorridente o projeto Valorizando o Sorriso de uma Criança, no bairro Kátia (Ribeirão das Neves), na qual foram atendidas 46 crianças com idades entre 4 e 10 anos.A ação contou com a participação das voluntárias Jéssica Moreira, Luisa Dias, Gabriela Lima, Jenifer Nonato e Andressa Guimarães.

Os participantes assistiram a palestras sobre saúde bucal e fizeram o jogo de “Verdadeiro ou Falso”, com perguntas sobre higiene e saúde da boca. Além disso, eles receberam kits, patrocinados pela clínica odontológica Arcata, contendo escova de dente, creme dental, fio dental, protetor de cerdas e cartilha explicativa. No local, as crianças ainda aprenderam como escovar os dentes e passar o fio.

A presidente do projeto Valorizando o Sorriso de uma Criança, Renata Ferreira, avalia que o apoio da Fundação CDL Pró-Criança foi fundamental, não apenas para o projeto, mas principalmente para as crianças da comunidade. “Essa é uma região muito carente e, muitas vezes, os pais não têm condições de proporcionar a seus filhos um acompanhamento com um dentista e, tampouco, um tratamento dentário. Por isso, essa ação do Programa Sorridente é muito importante, para ensinar às crianças a maneira correta de realizar sua higiene bucal e, principalmente, para detectar cáries e encaminhá-las para um tratamento gratuito. Se não fosse por essa ação, muitas crianças não teriam a oportunidade de cuidar de seus dentinhos”, comenta Renata.

Segundo a presidente, Renata Ferreira, “o projeto Valorizando o Sorriso de uma Criança auxilia a comunidade por meio de eventos como essa ação do Programa Sorridente, comemorações do Dia das Crianças, Dia das Mães, Pascoa, Natal, dentre outras datas especiais. Em parceria com a Igreja Presbiteriana, que nos cede o espaço, nós atendemos a toda a região de Justinópolis. O projeto não tem fins lucrativos, nós dependemos de doações e voluntários, tanto moradores quanto pequenos empresários da própria comunidade”, explica.

________________________________________________________________________

Comunidade Viva - CDM

No dia 20 de maio de 2013, a Fundação CDL Pró-Criança realizou ação do Programa Sorridente na CDM - Comunidade Viva, em Contagem, na qual foram atendidas 15 crianças e adolescentes com idades entre 10 e 15 anos. A ação contou com a participação das voluntárias Jéssica Moreira, Núbia Carolina Pereira e Andressa Guimarães.

Os participantes assistiram a palestras sobre saúde bucal e fizeram o jogo de “Verdadeiro ou Falso”, com perguntas sobre higiene e saúde da boca. Além disso, eles receberam kits, patrocinados pela V&M do Brasil, contendo escova de dente, creme dental, fio dental, protetor de cerdas e cartilha explicativa. No local, os participantes ainda aprenderam na prática como escovar os dentes e passar o fio.

O Comunidade Viva é um programa de responsabilidade social da V&M do Brasil, sob a gestão da ONG CDM - Cooperação para o Desenvolvimento e Morada Humana. O projeto possui dois eixos de atuação: fortalecimento da comunidade, no qual são realizados trabalhos com as lideranças do bairro; educação e trabalho com crianças e adolescentes, no qual são realizadas oficinas socioeducativas de formação humana, monitorias de português e matemática e oficina de street dance. Os trabalhos são realizados com moradores da região e com crianças e adolescentes de 10 a 15 anos.
_______________________________________________________________________

Comissão Fé e Esperança

No dia 15 de maio de 2013, a Fundação CDL Pró-Criança realizou a primeira ação deste ano do Programa Sorridente. Durante a ação, desenvolvida na Comissão Fé e Esperança, localizada na Vila Pinho (Barreiro), foram atendidas 16 crianças com idades entre 7 e 10 anos. A ação contou com a participação das voluntárias Paula Oliveira, Jéssica Moreira, Lorrane Correa e Andressa Guimarães.

As crianças assistiram a palestras sobre saúde bucal e participaram de brincadeiras educativas sobre o tema. Além disso, elas receberam kits, patrocinados pela clínica odontológica Arcata, contendo escova de dente, creme dental, fio dental, protetor de cerdas e cartilha explicativa. No local, as crianças ainda aprenderam na prática como escovar os dentes e passar o fio.

Last modified on Quinta, 13 Julho 2017