No dia 28 de abril, é comemorado o Dia Mundial do Sorriso e, pensando nisso, no dia 30 de abril, a Fundação CDL Pró-Criança realizou a ação do Programa Sorridente, durante a qual foram atendidas 55 crianças, com idades entre 7 e 14 anos, residentes em instituições de acolhimento (locais onde moram as crianças retiradas do convívio familiar pelo Poder Judiciário). A ação foi realizada no período da manhã, na área de lazer da Instituição Irmão Sol (Bairro Trevo / Pampulha).
Nesse dia, as crianças realizaram um circuito educativo sobre saúde bucal, que incluiu: pescaria de bactérias com o Grupo PEPO; gincanas e brincadeiras com a temática de saúde bucal; apresentação da Estação Teatral sobre alimentação saudável e cuidados com saúde; aula teórica sobre escovação com o CRO/MG; distribuição de kits odontológicos do CRO/MG (escova de dente, creme dental, fio dental e folheto informativo); escovação supervisionada por dentistas voluntários; avaliação, diagnóstico e triagem das crianças pelo CRO/MG; palestra ministrada pelo Grupo Pepo para os educadores sociais. A Fundação CDL Pró-Criança ofereceu, ainda, lanche e transporte gratuito para as crianças.

A cerimônia de abertura foi feita pelo vice-presidente da Fundação CDL Pró-Criança, Leonardo Braga, além de dar as boas-vindas aos participantes, promoveu os devidos agradecimentos aos parceiros e patrocinadores do evento e a entrega dos certificados. A ação do Sorridente contou, ainda, com a participação do diretor de assuntos institucionais da Fundação CDL Pró-Criança, José Maria Cunha; do gerente executivo da Fundação, Rodrigo Martins; do vice-presidente do CDL Jovem, Daniel Froes; dos membros do CDL Jovem, Ângelo Simão e Raquel Ferreira; dos dentistas Ana Paula Alves, Izabella Queiroz e Raphael Tavares; dos membros da Comissão Valorização do CRO/MG; da coordenadora do Grupo PEPO, Mônica Barreto; e dos educadores sociais das instituições de acolhimento.

A Fundação CDL Pró-Criança agradece a todos os voluntários e às empresas patrocinadoras: CDL Jovem | CDL/BH | CRO-MG | Editora Dimensão | Estação Teatral | Estância da Gula | O Boticário | OralDent | OdontoLar | PEPO | SESC | Teixeira Turismo.

UM POUCO DE HISTÓRIA – O Programa Sorridente foi criado em 1990, em parceria com o CDL Jovem, e tem como objetivo promover a saúde bucal de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, por meio de ações odontológicas preventivas. Desde sua criação, o Programa já beneficiou mais de 12 mil crianças e adolescentes de Belo Horizonte e Região Metropolitana.
More in this category: Sorridente 2013 »