No dia 31 de outubro 2016, a Fundação CDL Pró-Criança inaugurou a 9ª brinquedoteca do programa Brincadeira é Coisa Séria. A entidade beneficiada foi a escola Fundação Espírita Nosso Lar (Bairro Salgado Filho), onde estudam aproximadamente 150 crianças com idades entre 4 meses e 5 anos.
A antiga sala de estudos bíblicos da escola, que possui 33 m², foi transformada num espaço onde as crianças poderão brincar e desenvolver habilidades motoras e cognitivas, tendo um melhor aproveitamento de seu tempo nos momentos de lazer da escola.

A brinquedoteca recebeu o nome em homenagem ao diretor de assuntos sociais da Fundação CDL Pró-Criança, José Maria Cunha. A 9ª brinquedoteca do Programa Brincadeira é Coisa Séria foi patrocinada pelo Lions Club (unidades Betim, Floresta, Gutierrez, Jaraguá, Liberdade, Nova Lima Jambeiro, Nova Suíssa, Ouro, Santo Antônio) e pelo grupo de arquitetura DecorAção (composto pelas arquitetas Claudia Jardim, Cristina Santana, Daniela Carvalho, Eliana Freitas, Ester Eleulis, Fabiana Andrade, Isabela Basques, Jacqueline Menedez, Lídia Sucasas, Lu Abreu, Lucimara Abreu, Magda Braga, Maria De Lourde Lopes, Maria Luiza, Nádia Patrícia, Patrícia Diniz, Sueli Leite, Tassyane Diniz, Vanessa Menezes).

DEPOIMENTOS:

- Maria Jorge Abrão – Governadora do Distrito LC-4 do Lions Club - Como fala lema do programa da Fundação CDL Pró-Criança, “brincadeira é coisa séria”, e é mesmo, porque é através da brincadeira que a criança se socializa, ela aprende a andar, falar, a interagir com outras crianças. E tudo que vem da gente, quem nós somos atualmente, foi construído durante a nossa infância, então, nós percebemos que a brincadeira é muito importante mesmo. Estou muito satisfeita de podermos trabalhar juntos com a Fundação, levando momentos de brincadeira e diversão para as crianças menos favorecidas em nossa sociedade, e espero que essa nossa parceria continue por muitos anos!

- José Maria Cunha – Diretor de Assuntos Sociais da Fundação CDL Pró-Criança – Estou muito feliz com essa homenagem que está sendo feita para mim. Não esperava que tão cedo eu fosse indicado pra ser homenageado em uma brinquedoteca. Agradeço muito às pessoas que me indicaram para essa homenagem, agradeço de coração, porque, para mim, é uma honra muito grande poder participar da 9ª Brinquedoteca, mais ainda, como homenageado.

- Cristina Santana – Uma das arquitetas do Grupo DecorAção - O nosso grupo, DecorAção, foi fundado em 2011 com profissionais da área da construção civil e artistas plásticos. Hoje, a nossa formação conta com 25 profissionais e, nesse projeto específico da brinquedoteca, participaram 19 profissionais. Foi uma experiência muito boa, tivemos uma coesão muito grande no grupo, todos participaram, e o resultado final foi muito gratificante. Não esperávamos tanta solidariedade! Estamos em um mundo tão individualista e, de repente, esbarramos com tanta solidariedade; ficamos até surpresos com tanto envolvimento, tanto engajamento dos participantes! E isso foi essencial para que pudéssemos concluir o trabalho com muito sucesso. Só temos a agradecer a todos que contribuíram para a realização desse projeto.

- Vilma Augusto dos Santos - Diretora Secretária da Fundação Espírita Nosso Lar - Na Fundação Espírita Nosso Lar, nós desenvolvemos diversos projetos para a comunidade em nosso entorno. Nós temos o “enxoval de bebê”, a “cesta básica”, o atendimento a pessoas apenadas; são vários trabalhos, além do trabalho espiritual. E, pra nós, a brinquedoteca é um prêmio, um presente muito grande porque são muitas crianças, além das 146 crianças que vêm todos os dias pra creche, nós abrimos aos sábado para a comunidade, e antes nós não tínhamos um espaço tão bem estruturado e organizado para que elas pudessem brincar. Agora, com certeza nossas crianças poderão brincar ainda mais. Agradecemos muito, primeiramente a Deus, e à Fundação CDL, ao Lions Club e ao Grupo DecorAção por nos ter nos dado esse presente!
Programa Brincadeira É Coisa Séria - Criado em 2011, o Programa é fruto da parceria entre a Fundação CDL Pró-Criança e o CDL Jovem e tem como objetivo construir brinquedotecas em instituições de acolhimento (espaços de amparo para crianças e adolescentes em situação de violação de direitos, retirados da convivência familiar por decisão do Juizado da Infância e da Juventude ou pelos Conselhos Tutelares), Organizações Não-Governamentais (ONG's), creches e hospitais com atendimento infantil.

Confira todas fotos do evento em nossa página do Facebook: https://www.facebook.com/cdl.procrianca/album_brinquedoteca
Last modified on Segunda, 21 Agosto 2017